domingo, 15 de setembro de 2013

Voyager 1 Cruza as fronteiras do sistema solar e entra no espaço interestelar


A sonda espacial Voyager 1, deixou o sistema solar e deu os primeiros passos no espaço interestelar.
Depois de listar o espaço por mais 35 anos, a sonda Voyager 1 da NASA finalmente deixou o nosso sistema solar, por volta de agosto de 2012, segundo um estudo publicado nesta sexta (12 de setembro de 2013) nos relatórios da revista Science e também no site da nasa.
“Voyager tem ido corajosamente onde nenhuma sonda tem ido antes, marcando um dos avanços tecnológicos mais significativos nos anais da história da ciência, e como ela entra no espaço interestelar, acrescenta um novo capítulo nos sonhos humanos e esforços científicos.”  diz o chefe de ciência da NASA John Grunsfeld em um comunicado. “Talvez alguns futuros exploradores do espaço profundo iram encontrar com a Voyager, o primeiro enviado interestelar, e refletir sobre como esta espaçonave ajudou a consolidar o seu futuro.” completa Grunsfeld.

As sondas gêmeas Voyager 1 e Voyager 2
As sondas gêmeas Voyager 1 e 2 foram lançados em 1977, com 16 dias de intervalo. A partir de quinta-feira, de acordo com o odômetro em tempo real da NASA, Voyager 1 está a 18,8 biliões de quilômetros da Terra. Sua irmã, a Voyager 2, está 15,3 bilhões quilômetros de nossa planeta. Os dados enviados pela Voyager 1  indicam que ela entrou no espaço interestelar em 25 agosto de 2012.

Como a NASA sabe que a Voyager 1 entrou no espaço interestelar?
Os pesquisadores concluíram que Voyager 1 deixou nosso sistema solar devido a densidade do plasma pelo qual a sonda está viajando, embora a sonda não possua um sensor de plasma, os pesquisadores utilizaram outro meio para detectar a densidade do plasma ao redor da Voyager 1. Acontece que o plasma ao seu redor da sonda começou a vibrar, e então a sonda detectou esse movimento. A partir da frequência dessas oscilações, foi possível determinar a densidade do plasma no local. Assim, os pesquisadores descobriram que a sonda estava imersa em um plasma quarenta vezes mais denso do que o encontrado na camada exterior da heliosfera.
Os pesquisadores esperam que a Voyager continue enviando dados pelo menos até 2020.
Voyager 1 está sendo saudada como a primeira sonda a deixar o sistema solar. Mas, sob uma definição mais rigorosa do “sistema solar”, que inclui os cometas distantes que orbitam o Sol, teríamos de esperar mais 30 mil anos para ela chegar a esse ponto. A sonda vai voar perto de uma estrela em cerca de 40 mil anos.

Fonte: [http://www.cienciasetecnologia.com/voyager-1-sai-sistema-solar-interestelar/#ixzz2n7dalieS / http://misteriosdomundo.com/oficial-voyager-1-finalmente-deixou-sistema-solar / http://voyager.jpl.nasa.gov / http://www.nasa.gov/mission_pages/voyager/voyager20130912.html#.UjJh3sacdi0 / http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/nasa-confirma-que-voyager-1-deixou-o-sistema-solar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...